top of page

Fontes e Referências

♥ GOVERNO, T. Imperfect Lives: Scrapbooking the Reality of Your Everyday. Cincinnati, Ohio: Memory Makers Books, 2006.

♥ NASCIMENTO, A. M. A. Scrapbooking: Manual Prático. Barueri, SP: DISAL Editora, 2010.

♥ TERZI, F.; CALIL, T. A Arte do Scrapbooking: Informações e Idéias para Montar seu Álbum de Fotografias. São Paulo: Interconnection Editora, 2005.

♥ TERZI, F.; CALIL, T. Mini-Projetos: A Emoção de Presentear com Scrapbooks. São Paulo: Interconnection Editora, 2006.

♥ TERZI, F.; CALIL, T. Páginas Rápidas para Scrapbook. São Paulo: Interconnection Editora, 2006.

♥ TERZI, F.; ABRÃO, T. C. Mini-Projetos de Scrapbook 2. São Paulo: Interconnection Editora, 2009.

 http://luahofmann.blogspot.com.br/2012/06/glossario-de-scrapbooking.html

 

Dauber:  Pequena carimbeira usada para "untar" parcial ou totalmente a estampa dos carimbos.

Dauber Duo: Carimbeira dupla em formato de aplicador, com tintas de diferentes cores em cada uma das duas extremidades.

Deacidification: Processo onde se utiliza uma reserva alcalina alta para aumentar o pH do papel, neutralizando a acidez existente e prevenindo que o papel se torne ácido novamente. 

Deacidification Spray: Spray que neutraliza a acidez de papéis, documentos, etc . 

Debossing: Baixo relevo.

Decalque: Também chamado de Rub-on ou Transfer.

Decorative-Edged Scissors: Tesouras com fios decorativos diversos, utilizadas para enfeitar as bordas de papéis e outros elementos.

Design, Projeto ou Sketch: É o desenho gráfico, normalmente manual, com a organização visual do projeto a ser executado, considerando todos os elementos e sua localização. Ao copiar o sketch de outra pessoa dê-lhe o crédito pelo original. Organização visual das fotos, enfeites e journaling (anotações, diário) que constituem uma página finalizada. 

DL: Download.
 

Dobradeira: Serve para vincar e funciona como apoio durante o processo de encadernação. Pode ser feita de teflon ou osso.

 

Dobradura: Arte de papel (origami), onde através de dobraduras, transforma-se em lindos formatos, como de animais, flores, etc. No caso do scrapbook faz-se as páginas do mini-álbum de dobraduras abstratas e sanfonadas.

 

Document: Produtos usados para documentação de papéis ou fotos.


Doodles / Doodling: Figura, desenho ou rabisco desenhado ou escrito espretensiosamente; arabesco. Tipo de desenhos que caracterizam o estilo Freestyle.

Double-Mount: Consiste em um fundo ou background feito com dois papéis diferentes para fixar uma fotografia.

DPI (Dots Per Inches): Pontos por polegada. Resolução de imagem para impressão. Em scrap normalmente é utilizado o valor de 300 dpi´s, para impressão ou revelação como foto. 

Dry-Embossing / Relevo Seco: Técnica de relevo através de pressão, seja por máquinas de relevo, seja por boleadores, stencil, ou sinalizadores metálicos. Veja também "Relevo".

Dye: Produto em pó solúvel em água, similar a anilina. Encontrado em diversas cores, ele é utilizado para colorir papéis e outros materiais.

 

Dye Ink: Tinta á base de água, com secagem rápida.

DYI: Sigla para o termo “Do It Yourself” que quer dizer, ‘faça você mesmo’. Geralmente acompanhado de fotos e demonstrativos/tutoriais, de como fazer determinada coisa.

Dymo: Rotuladora manual que serve para escrever palavras em relevo para colocar nas páginas de scrapbooking, como enfeite ou no journaling. Existem nacionais e importados.

Designer: Profissional que desenha ou cria as estampas dos papéis e outros elementos. Esta denominação também é conferida, no Scrapbooking, aos profissionais que elaboram o design de uma página ou projeto.

 

Diary / Diário: Obra em que se registram, diariamente, os acontecimentos, impressões, pensamentos e confissões pessoais.

Die Cuts: São figuras pré-cortadas de papel que podem ter vários formatos e tamanhos. 

Die Cut Machine: Máquina usada para se cortar os die-cuts. Ver também Big Shot Sizzix. 

Die Ink: Almofada de carimbo (carimbeira) a base de água que possuí secagem rápida (geralmente desbota com o tempo). 

Dingbats: Fontes de computador compostas por desenhos, figuras ou mesmo fotos vetorizadas. Estas fontes podem ser utilizadas ao digitar-se, pelo teclado. Cada letra do teclado equivale a uma figura. 

Distressed Paper: Papel amassado, gasto ou envelhecido, com a ajuda de técnicas e materiais especiais como lixa, água, tintas, etc.

Distressing: Técnica que consiste em fazer com que alguma coisa pareça bem usada, gasta, um pouco “suja”, estragada e desbotada. 

Distress Ink: Almofada de carimbo (carimbeira) a base de água utilizada para dar um aspecto envelhecido e com aparência de usado às páginas de scrapbooking, cartões, tags, etc. 



 

ScrapBooking

© 2013 por Garagier ScrapBooking. Produzido por Wix.com

  • c-facebook
bottom of page