top of page

Existem tantos materiais de Scrapbooking, que nossos olhos brilham da variedade de coisas lindas que o Scrapbook oferece... Mas o que comprar quando estamos iniciando? Pra que serve algumas ferramentas? Que tipo de álbum usar? Quais são os materiais essenciais?

 

A quantidade de materiais que você precisa para começar scrapbooking não precisa ser esmagadora. Você pode começar com apenas algumas ferramentas artesanais importantes e alguns suprimentos.

 

Você tem as fotos e você já viu projetos lindos que amigos, parentes ou designers fizeram. Você ainda tem o desejo de ser um scrapbooker, mas quando você entra no corredor das lojas de artesanato ou em uma loja de scrapbook, você se sente perdida e não sabe por onde começar. Há tantos produtos disponíveis no setor de scrapbooking que é fácil sentir-se perdido ou sobrecarregado. Faça uma lista e leve-a com você quando for comprar e assim será capaz de concentrar-se nas coisas que realmente precisa para começar a fazer seu projeto!

Fontes e Referências

Base ou Placa de Corte: A base de corte serve para proteger a sua área de trabalho e estender a vida útil de suas ferramentas como as lâminas dos estiletes ou das lâminas rotativas. Possui uma média de 1,5 mm de espessura, diversos tamanhos e cores; para uma variedade de aplicações. Dica: Armqzenar a base em superfície plana, pois ela pode deformar em superfícies não regulares.

Placa de Corte

Estilete de Precisão: Os estiletes servem para cortes exatos e precisos, e às vezes é mais rápido cortar com estiletes do que tesouras. Possui uma variedade de estiletes, retos, retráteis, de ponta giratória.

Tesouras Afiadas: A tesoura escolhida para o scrap deve ser de tamanho médio e com uma ponta de precisão para um corte detalhado. Existe também tesouras artesanais que permitem cortes artísticos. Pode ser encontrada com lâmina em metal e também em teflon, que a torna antiaderente. O ideal é ter uma tesoura para cada finalidade. Tesoura de papel, somente para cortar papel. E é importante também ter mais tipos diferentes: um modelo mais simples para cortes diversos; uma específica para linhas; para tecido; para adesivos. Isso porque existe tesoura para cada tipo de material, ou seja, a lâmina da tesoura é feita para cortar um tipo de material. Caso use a tesoura para um material não ideal, poderá danificá-la. Veja também o artigo "Tesouras".

Estilete de Precisão

Tesoura Afiada

O que você precisa ter?

Cola: Existe uam cola desenvolvida especialmente para scrapbook, essa deve ter a consistência ideal e deve ser livre de ácido (acid-free) e ter o pH neutro. O ácido corrói as fotos, e com o passar do tempo, dá aquele aspecto amarelado, manchado, desbotado, desgastado e antigo nas fotos. Existe a opção de cola em fira, é muito prática de usar e não tem perigo de vazar nos seu projeto, e também tem a opção do tipo em spray.

Cola

Réguas: As réguas de metal (aço) são melhores para o uso com estiletes, pois ela serve para apoiar o corte com estilete, favorecendo a precisão no corte. Para o uso de estilete necessita-se ser de aço, não de alumíno ou de acrílico, pois o estilete irá cortar ou danificar a régua. Mas para melhor visualização de das formas, use a régua de acrílico, ou de silicone para melhor desempenho. Dê preferência para os tamanhos de no mínimo 30 cm, para faciliar o trabalho.

Fita Dupla Face: A fita dupla face simples é utilizada para colar detalhes mais finos, como fitas, tiras de papel, fotos, entre outros. Facilita quando necessitamos colagem rápida.

Fita Dupla Face

Fita Dupla Face com Espuma ou Fita Banana: Já com a duplaface espumada, serve para dar relevo aos elementos que se quer destacar. Existe em rolo e pré cortadas.

Fita Dupla com Espuma

Papéis: O padrão americano mede 30,5 x 30,5 cm.  A gramatura pode variar e tem uma infinidade de modelos: podem ser lisos, estampados, texturizados e até transparentes (acetato). Existem também os de face única ou com dupla face, podendo ser de um lado estampado e do outro liso, ou ambos estampados, ou ambos lisos. Para que se conservem por muito tempo sem amarelar ou manchar e sem danificar suas fotografias é necessário que todos os papéis e materiais usados sejam de pH neutro a alcalino e ainda não sofram desgaste, desbotamento ou enferrujem com o tempo, no caso dos papéis além de serem “acid-free”, devem ser sem lignina (lignin-free). Hoje, também é possível encontrar papéis em ouros medidas como 15×15 cm e até tamanho A4. Também existe bolcos de papéis de tamanhos variados com várias estampas.

Papéis

Canetas: Use canetas livre de ácido, permanante, com pontas finas para escrever o seu journaling à mão. Se você deseja entregar títulos de gravação para suas páginas que você pode querer comprar canetas que têm uma ponta fina em uma extremidade e uma ponta mais larga na extremidade oposta.

Canetas

O que você pode ir adquirindo aos poucos?

Álbuns: Existem vários tipos de Álbuns para Scrapbook.

 

♥ Tipo Pino: Este tipo de álbum, como já diz o nome, são de pino, parecidos com um fichário, que permitem que você o desmonte para incluir mais folhas plásticas separadoras (que você pode comprar avulsamente em lojas de scrap), caso você queira rechear ainda mais o seu álbum com layouts.

 


♥ Argolas:  Este álbum, possui argolas articuladas metálicas, que permite que você desmonte e monte para colocar as páginas, parecido com o álbum de pinos.

 

♥ Chipboard: O álbum de chipboard, é um dos mais lindos de todos os tipos de álbuns de scrapbooking.  O chipboard é um papelão duro cinza (holler), próprio para scrapbooking, que é utilizado para fazer letras, adornos, e também álbuns. O grande diferencial do álbum de chipboard, é que ele pode ser tanto comprado já recortado, com palavras, formatos, etc, como você mesmo pode criar o seu próprio modelo de álbum, no tamanho que preferir. Vende-se a placa desse papelão em várias espessuras.

 

♥ Tradicional:  É o legítimo álbum da vovó, onde as folhas são de papel, e tem uma folha de papel seda entre uma página e outra do álbum. As fotos devem ser coladas nas folhas do álbum, ou também podem ser fixadas com cantoneiras. Esses álbuns também permitem que você decore e faça adornos em torno das fotos.

 

♥ Acrílico: O álbum de acrílico trata-se de colagem das fotos, adereços e adornos sobre o acrílico. É super diferente, e você pode desenhar e pintar o acrílico com canetas, carimbos, e até mesmo passar cola gliter e relevo. O incrível diferencial é a transparência, os adornos servem para os dois lados da página, por ser transparente. Lindo!

 

♥ Dobradura: Os mini álbuns de dobradura ficam lindíssimos, aí vai da sua destreza com dobras e da necessidade do projeto no qual está trabalhando. O bacana do álbum de dobradura, é que você mesmo pode estipular o tamanho que quiser para montá-lo. Veja PAP "Álbum Bobradura".

 

♥ Caderno ou Livro: Talvez este seja o menos usado atualmente, mas o scrapbooking começou assim: decorando velhos livros ou cadernos.

 

♥ Smash Book: Veja artigo "Smash Book".

Álbuns

Carimbos e Carimbeiras: Com carimbos e carimbeiras é possível customizar muito mais o seu trabalho, pois você pode trabalhar com detalhes, fazer estampas, e com uma esponja molhada na carimbeira, pode fazer sombreados nas bordas dos papéis, dando um toque especial no papel. Existem tipos de carimbos diferentes como por exemplo; silicone, madeira e borracha. E variedade grande de cores de carimbeiras.

Carimbos e Carimbeiras

Brads ou Bailarinas: Elas se parecem com pequeninos pregos, porém muito mais bonitos! São usados para fixar enfeites no scrapbook. Existem diversos formatos de cabeças, tamanhos e cores, porém os mais comuns são os de cabeças arredondadas. Na parte de baixo dele existe duas perninhas que são usadas para introduzir nos buraquinhos feito no papel. Para que ele fique bem preso, deve-se abrir as perninhas depois de aplicado no papel para que o enfeite não saia do lugar. Veja também o artigo "Brads".

Brads ou Bailarinas

Ilhóses: Ilhós é um tubo metalico usado como reforço ou enfeite, geralmente usado para fazer acabamento em ropuas e em scrapbook. Pode haver em diversos formatos, como formas geométricas, que são as mais comuns, como flores, animais e diveras figuras. O ilhós serve também de reforço para o orifício por onde se enfia uma fita ou um cordão. É necessário um aplicador de ilhós para colocá-lo.

 

Aplicador de Ilhós: Existe uma variedade grande de ferramentas para aplicar ilhós, como por exemplo:  Crop-a-dile, Crop-a-Dile Big Bite, Sillent Setter, Martelo + Vazador + Fixador de ilhós. Mas na na minha opinião o melhor é o Crop-a Dile. O Crop-a-Dile é uma ferramenta exclusiva para fazer furações rápidas, precisas e sem deixar rebarbas e principalmente para colocação de ilhós e snaps em seus trabalhos. Perfura diversos matérias, papel, papelão, chipboard, acrílico, cds, tecido, plástico, couro, mdf, metal e outro (The Best).

Ilhóses e Aplicador de Ilhóses

Grommets: É como um ilhós mais largo. É necessário um aplicador de grommet para colocá-lo.

 

Aplicador de Groomet: Existe uma ferramenta para aplicar grommet, que se vende através de um kit, o Grommet Tool.

Grommets e Aplicador de Grommets

Emboss: Emboss é um pó que se funde ao ser aquecido, criando lindos e sofisticados relevos. Pode ser utilizado em qualquer superfície resistente ao calor do aquecedor, como por exemplo: papéis (em álbuns, cartões e embalagens), madeira, cerâmica, etc. Pigmentos metálicos e transparentes que quando aquecidos formam um delicado e requintado relevo. Podem ser usados com carimbos e canetas especiais para Emboss, propiciando acabamentos diferenciados e de muito bom gosto, dando a suas páginas e cartões um toque especial de bom gosto.

 

Aquecedor de Emboss: Equipamento aquecedor que derrete o pó de emboss transformando-o em relevo.

Emboss e Aquecedor de Emboss

Fitas, Rendas, Fios, Fibras, Feltro, Tecidos, Costura, Botões, Flores, Cristais, Pérolas, Metais, e tudo o que sua criatifidade quiser usar: Darão um toque de classe, elegância e singularidade aos seus trabalhos!.

Enfeites (Fitas, Rendas, Fios, Fibras, Feltro, Tecidos, Costura, Botões, Flores, Cristais, Pérolas, Metais, Dentre Outros)

Ferramentas que você vai amar... Uma lista para Desejar...

Máquina de Corte, Vinco e Relevo: Essa máquina é para aqueles que estão à procura de cortes perfeitos e relevos impressionantes. Existem vários tipos de máquinas, manuais, elétricas, eletrônicas. Elas são perfeitas para cortes de papéis, tecidos, couro, etc. Necessitam de facas especiais para fazerem o corte, ou de placas que formam relevo no papel. Estas facas e placas têm formas, padrões e desenhos variados e cada uma são feitas para um tipo de superfície.

 

Essas máquinas de corte e texturização podem aumentar a sua criatividade sem esforço. Obter belos desenhos e alfabetos para fazer dos seus projetos de scrapbook sem a necessidade de um computador.

 

As marcas mais conhecidas são:

♥ Sizzix Big Shot Machine; ♥ Sizzix Big Shot Pro Machine; ♥ Sizzix Vagabond Machine; ♥  Cuttlebug; ♥ Spellbinders Grand Calibur Machine; ♥ Slice Digital Shape Cutter; 

Máquina de Corte, Vinco e Relevo

Placas de Corte, Vinco ou Relevo: Essas Facas ou Placas corta diversos materiais como papel, feltro, tecido, espuma (EVA), papel metalizado, chipboard, couro, imã, papelão, papel lixa (uso limitado), ou fazem vinco e relevo em papéis. Normalmente elas são compatíveis com as diferentes máquinas.

.

Placas de Corte, Vinco e Relevo

I-Rock

I-Rock: Ferramenta para Aplicação de Strass e Pérolas. Coloque permanentemente pedrinhas de strass, jóias, pérolas, ou espelhos para papel, tecido, ou até mesmo móveis para criar uma obra-prima deslumbrante! É tão fácil! Não há necessidade de passar cola, as pedras já vem com cola, que derretem na superfície aderindo-as. Sem a bagunça que a cola pode fazer. Pode ser adquiri em kits completos, com ferramenta, pedras e gabarito para formas, mas pode ser encontrados separadamente.

 

A marca mais conhecida é a I-Rock da Imaginisce, mas pode-se encontrar ferramentas sem marcas registradas, como a Hot Fix.

Réguas

Furadores: Existem vários tipos, formas e tamanhos de furadores de papel. É dificil ter um só... Cada vez de você adquire um, você acaba querendo mais e mais... Eles são tudo de bom! É válido dizer que na hora de compra-los é preciso ver se o furador faz o que você pretende com ele, e se dá o acabamento desejado. O Furador de Papel de Scrapbook é um principais acessórios do scrapper. Aprenda técnicas diferentes de uso dos furadores, pois podemos dar várias finalidades para ele, sobrepondo-os, recortando-os e juntando-os novamente.

Furadores de Papel

Encadernadoras: São máquinas manual para encadernação, que podem ser com furos redondos ou quadrados. Ela fura até 20 folhas de papel de uma só vez e faz até 12 furos, se você quiser pode escolher sequências ou alternadas de furos de maneira muito simples e os furos ficarão sempre alinhado e com o espaçamento correto. Ela também tem um sistema muito simples para o fechamento do espiral Wire-O.

 

Existem várias marcas:

♥ The Cinch da marca: WE R Memory Keepers;

♥ Zutter Bind-it-All.

Encadernadoras

Guilhotina: Esse tipo de cortador de papel é excelente para trabalhos manuais. Algumas tipos possui vários tipos de corte e lâminas acopladas ao suporte retrátil. Você fará cortes precisos, pois ela apresenta marcação de réguas e ângulos para facilitar seu uso. Além disso, é supersegura, resistente e de fácil utilização.

Guilhotina

ScrapBooking

© 2013 por Garagier ScrapBooking. Produzido por Wix.com

  • c-facebook
bottom of page