top of page

Nosso

cantinho

inspirador!

Transforme seu Craft Room em um Local Inspirador: Então? Organize-se!

Meu Craft Room é o lugar onde gosto de ficar a maior parte do meu tempo livre, onde procuro inspirações para criar os vários tipos de arte e coloco toda a minha criatividade em prática.

 

Tento fazer do meu cantinho um lugar, bonito confortável, alegre e inspirador. Minha mãe, agora o chama, de minha "Casa de Boneca"   =)   rs...

 

Como não gosto de ficar procurando  materiais, perdendo tempo em achar as coisas, tento mantê-lo o mais organizado possível.

Um local bem organizado e decorado faz com que qualquer projeto fluir com mais facilidade e renda muito mais, já que não se perde tempo procurando aquilo ou aquilo outro, que estariam guardados incorretamente, ou socados em algum lugar. Quem aqui já não ficou “horas” em busca de algo a ponto de desanimar e deixar de produzir uma peça?

 

Apresentarei hoje dicas para melhorar a organização, a decoração e o astral de seu ateliê. Pesquei várias sugestões, com ilustrações e fotos retiradas da net, para auxiliar na transformação do nosso espaço. São várias as formas de se organizar um mesmo item. Optem pela aquela que estiver mais fácil e mais viável financeiramente de se reproduzir aí no seu cantinho.

 

Não aconselho arrumar tudo num mesmo dia: você irá cansar e desistir (como já aconteceu comigo várias e várias vezes, rsrsr!). Separe de 20 a 30 minutinhos por dia e escolha um item por vez para organizar. No final de um mês, você terá muita coisa ou até tudo em ordem e no lugar certo. No meu caso eu escolhi esses minutinhos logo depois de chegar do trabalho, pois como ainda estou no pique do dia, é uma hora excelente, pois até me relaxa, pois tenho o scrapbook como algo prazeiroso.

 

Foi-se o tempo em que se falava: “bagunça é sinônimo de muito trabalho”. Vamos deixar essa frase no passado. Podemos ter muito trabalho e mais tempo, se estivermos bem organizadas. Eu sei que é muito difícil e não é uma tarefa fácil, pois também sofro e passo por isso. Que tal começarmos juntos?

1. Delimite o seu Local de Trabalho:

 

Cansei de como as pessoas chamavam meu craf room, "quartinho da bagunça”, “lugar das tranqueiras”, até muquifo já chamaram… =(   Isso porquê, normalmente, tal lugar, fica em local isolado, o que dificulta a organização. E isso me incomodava muito! Muito mesmo!

 

Sendo assim, é extrema importância, que se delimite esse espaço, que será o seu local de trabalho, com uma placa na entrada, com decoração própria e única, pois É O Seu Craf Room. SEU CRAFT ROOM! Coloque um nome especial, craft room, estúdio criativo ou atelier.

 

Dessa forma, dá-se uma conotação mais séria, mais importante, embora esteja ele dentro de casa ou não, fazendo inclusive, com que seus familiares, amigos e clientes, o encare e respeite com carinho e dedicação que ele merece. 

Transforme seu atelier num cantinho charmoso cheio de inspirações...

Transparência... Potes de vidro trasparentes ideais para guardar tudo!

2. Invista na Decoração:

 

Um espaço cheio de carinhos, com paredes bem pintadas, quadros, porta retratos da família, coisas que o torne aconchegante e íntimo a ponto de incentivar o bem estar, a paz e a harmonia, que melhora o humor e, essencialmente, estimule a criatividade.

 

Faça uma limpeza geral, comece eliminando tudo aquilo que não serve mais, que não corresponde ao ambiente, embalagens vazias, acabadas, produtos quebrados, etc… Agrupe os materiais, botões com botões, fitas com fitas, assim por diante.

 

Com tudo separado, transforme o que que tiver de potes, caixas e latas em peças decorativas. Pinte as caixas, tampas de potes, latas, com as cores preferidas. Usar uma cor base, para dar toques, deixa o ambiente harmonioso. Reforme móveis antigos, transformando-os em lindas peças decorativas. Coloque coisa que tenham haver com a sua personalidade na decoração para que seu craft room fique com a sua cara.

Deixe os botões, à vista, guarde-os em pequenos potes de vidro, como os de condimentos culinários, ficam lindos. Mas sempre que possível, recicle potes de vidros transparentes, ficam lindos em prateleiras, pois deixam de ser potes de armazenamento para ser itens de decoração. Os potinhos de comida para bebê, são ótimos também, se conhecer alguém tenha um bebê, peça para guardá-los para você.

 

Um painel vertical de MDF ou eucatex perfurado, também chamado de Pegboard, com ganchos para pendurar ferramentas, acessórios de costura, economizam espaço e decoram o ambiente. A curiosidade deste produto é que antes eles de serem usados de forma diferente na decoração, ele era usado bastante em oficinas, lojas e garagens pelo mundo a fora. Agora estes itens são largamente utilizado em ornamentações caseiras, principalmente por serem altamente personalizáveis e com possibilidades diversas para o resultado final da organização e decoração do espaço.

Utilizar caixotes de feiras, é uma maneira de fazer decoração sus-tentável, além de reciclar, os transforma os caixotes em ni-chos, deixando o ateliê criativo.

3. Tenha um Quadro de Avisos:

 

Faça um quadro contendo fotos, imagens e frases inspiradoras, lembretes, recados, listas de materiais para comprar, encomendas, etc. Existe milhares de opções que caibam no seu bolso e que combina com seu ambiente.

4. Organização por Cores:

 

Organizar por cores deixa tudo mais fácil de se manusear, sem contar que fica mais bonito. Separe os seus papéis, tecidos, flores, por cores, guarde-os com todo carinho, seja colocando-os numa prateleira, numa caixa, potes, dentre outros. Faça o mesmo com suas linhas, fitas e botões. Fica encantador! 

Luminárias...

Além de ser de extrema utilidade, elas decoram!

5. Iluminação:

 

A qualidade e a quantidade de iluminação em um ambiente influenciam o desempenho das atividades desenvolvidas pelos usuários, podendo sua falta causar desconforto, queda na produtividade e até mesmo danos à saúde. 

 

Uma boa iluminação no seu ambiente de trabalho auxiliará ainda mais a produção, principalmente no momento do acabamento de pequenos detalhes em suas peças. Caso não tenha muita luz natural, opte por luminárias.

6. Etiquetas Organizadoras:

 

Colocar etiquetas organizadoras em caixas, potes, pastas, etc., facilita o manuseio de nossos materiais e deixa tudo fácil de se achar.

 

Segue arquivos em JPG contendo etiquetas prontas para você baixar, imprimir em folha adesivada (dê preferência à impressão à laser, pelo melhor acabamento) e comece a organização de suas caixas e potes. Divirtam-se! Clique nas imagens.

7. Inspirações:

 

Para completar todo este novo clima inspirador de seu craft room, sugiro trabalhar com trilha sonora. Muitos designers ao redor do mundo, usa a música para se inspirar, se motirar e finalizar seu projeto. Escolhendo cores, formas, estilos... Agora a questão é a seguinte, a música te inspira enquanto trabalha?

 

Na minha opinião a música pode ter vários efeitos sobre nossa vida, mas essa não é a questão aqui, a parte que nos interessa neste momento é que a música é uma parte integral, intangível, envolvente e indispenável em meu processo criativo. Eu escuto minhas músicas favoritas quando preciso principalmente iniciar e finalizar meus projetos. Mas também várias e várias vezes assisto filmes inspiradores, enquanto crio. Não tenho um método certom mas músicas, imagens e filmes inspiradores sempre estão por perto afetanto minha criatividade de maneiras incríveis.

8. Finalizando...

 

É isso aí! Fica a dica: crie o hábito da organização e tenha sempre um excelente clima no do seu craft room. A produção e o processo criativo será mais eficiente, e sem estresse. Viver e trabalhar em ambiente organizado nos afeta nas mais diversas formas, principalmente auxiliando na economia de tempo, pois seremos capazes de encontrarmos tudo o que procuramos, trazendo o benefício recompensador de ver nosso cantinho sempre inspirador.

bottom of page