top of page
Historiando.... História do Scrapbooking

A história do scrapbooking?

Sim, alguns de vocês acabam ficando curiosos e se perguntam como surgiu o scrapbooking.

Ou talvez você tenha se tornado viciado neste hobby e,gostaria de saber mais sobre suas origens.

 

Um editorial da revista DECORANDO ÀLBUNS da Editora Online de 2006 descreve bem o que é scrapbook e como surgiu:

 

A palavra Scrapbook, do inglês (Scrap: recortes, fragmentos, sobras, etc. / Book: livro ou até mesmo, álbum), significa Álbum de Recortes. Porém, não são quaisquer recortes. Na verdade, o termo scrapbook surgiu com a ideia de se colecionar restos de papéis coloridos e brilhantes, como embalagens e cartões em um álbum.

 

A diferença entre a origem do Scrapbook, como costume de se colecionar papéis, em relação ao termo utilizado na atualidade, é o fato de que, desde que inventaram a câmara fotográfica, nas últimas décadas do século XIX, foi acrescentado ao scrapbook as fotografias, e vários objetos que tenham a ver com esta, um texto que descreve o que acontece nas fotos, enfim, transformando-se num belo registro de memórias, de lembranças inesquecíveis com um toque decorativo.

 

No século XV, os livros comuns (Commonplace Books), populares na Inglaterra, surgiram como uma forma de compilar informações que incluía receitas, citações, cartas, poemas e muito mais. Cada livro comum era de interesses particular, apenas do seu criador. Álbuns amizade se tornou popular no século XVI.

 

Estes álbuns foram muito utilizados como modernos anuários, ou diários, onde os amigos ou fregueses entrariam seus nomes, títulos e textos curtos ou ilustrações, a pedido do proprietário do álbum. Foram criados frequentemente como lembranças de turnês européias e conteria memorabilia locais, incluindo brasões ou obras de arte encomendadas por artesãos locais.

 

Começando em 1570, tornou-se moda para incorporar placas coloridas retratando cenas populares, como fantasias venezianas ou cenas de carnaval. Estas opções acessíveis prestados em comparação com obras originais e, como tal, estas placas não foram vendidos para comemorar ou documento um evento específico, mas especificamente como enfeites para álbuns.

 

Em 1769, um clérico britânico chamado James Granger, publicou uma história da Inglaterra, e além do texto, incorporou desenhos e páginas em branco, afim de permitir que o proprietário do livro possa personalizar e adicionar seus próprios comentários, recordações e/ou ilustrações. Progressivamente, as pessoas também começaram esta prática recolher artigos de jornais, comentários, fotos e outras lembranças que se reuniram em livros.

 

A prática de gravuras colar, litografias e outras ilustrações para livros, ou mesmo tomar os livros separados, inserindo novos assunto, e religando eles, tornou-se conhecido como Grangerizing (como se fosse extra-ilustrando). Além disso, álbuns de amizade e anuários escolares oferecidas nos séculos XVIII e XIX, se tornou  uma saída através da qual a partilhar as suas habilidades literárias e permitiu as meninas uma oportunidade para documentar o seu próprio recorde histórico personalizado já não está prontamente disponível para elas. 

Scrapbook de Thomas Jefferson

.

Você pôde perceber até agora, que há centenas de anos, as pessoas já começavam a guardar pedaços e preservá-los em livros, tipos de álbuns, mas a data exata de quando o scrapbook começou, ainda não é precisa.

 

Na história do scrapbooking, Thomas Jefferson (o terceiro presidente dos Estados Unidos) foi um dos primeiros scrappers americanos mais famosos. Ele criou uma série de álbuns cheios de recortes de jornais, artigos, notas, desenhos de sua presidência para referências futuras.

.

Os primeiros anos

Na Inglaterra do Século XIX, a Rainha Vitória deixava o seu scrapbook exposto no palácio Real.

 

Em 1825, foi emitida a primeira série da ideia recados livro chamado "The Scrapbook". Ele incluía ideias sobre como usar fotos e recortes de jornal para preencher um scrapbook em branco. Em 1826, um livro chamado Manuscrito Gleanings e o Scrapbook Literário, que foi elaborado e publicado, não por uma mulher, mas por um homem, John Poole! É um livro cheio de poemas impressos e gravuras. O livro também aconselhou as pessoas sobre como coletar pedaços e o que fazer com as sobras. Este livro se tornou uma mania (scrapbooking) entre os americanos de classe média.

Manuscrito Gleanings e o Scrapbook Literário

.

Os primeiros álbuns de recortes do início de 1800 foram quase somente sobre a preservação de fotos, pois as câmeras não foram criados ainda nessa  época. Então, que tipo de sucatas/pedaços de coisas que as pessoas guardavam em seus álbuns? Principalmente mementos tais como citações, poemas, cartões telefônicos, cartões religiosos, cortes de papel e outras coisas efêmeras. Não se tinha em mente tanto sobre suprimentos livre de ácidos ou de arquivamentos de qualidade, em seguida, mas mais sobre a coleta de quaisquer restos do scrapper considerado como "sucata digna". Você pode encontrar recortes de jornais, fotos gravadas/impressas, anúncios, notas pessoais e cartas de amor nesses scrapbooks.

.

Que são as razões que o scrapbooking, que ainda detêm até hoje. Trata-se de expressar suas pensamentos, sentimentos e sentimentos. Trata-se de preservar memórias, momentos especiais e gravar as histórias de família. Scrapbooks foram valorizados e mantidos por e pelas famílias por muitos anos.

.

Com o aumento do interesse em scrapbooks, os editores de álbuns de recortes, sucatas e álbuns respondeu rapidamente para atender às demandas. Empresas começaram a produzir álbuns de couro com páginas pré-impressas dedicadas a vários temas, e essas páginas foram fortemente embelezadas com imagens de pássaros e flores.

 

Eles começaram a produzir uma variedade de produtos que podem ser exibidos em álbuns. Produtos que poderiam ser recortados e colados.

 

Os recortes eram geralmente impressos pedaços de papel com desenhos ornamentais. Tais peças coloridas de sucata foram cortadas e coladas para decorar e embelezar os scrapbooks.

Primeiros Materiais de Scrapbook
Joseph Nicéphore Niépce

 

O advento da moderna fotografia começou com a primeira fotografia permanente criado por Joseph Nicéphore Niépce em 1826. Niépce tentou e conseguiu obter imagens gravadas quimicamente com a câmara escura, obteve através da câmara, uma fraca imagem parcialmente fixadas. Após alguns anos, em 1826, conseguiu uma imagem do quintal de sua casa. Apesar desta imagem não conter meios tons e não servir para a litografia, todas as autoridades na matéria a consideram como "a primeira fotografia permanente do mundo".

 

Em 1829 fez adaptações em seu invento. Este processo foi detalhado no contrato de sociedade com Louis-Jacques Mandé Daguerre, que com estas informações pôde descobrir em 1831 informações sobre a sensibilidade à luz, que é essencial na execução da fotografia.

 

Niépce morreu em 1833 deixando sua obra nas mãos de Daguerre.

.

Naturalmente, a invenção da fotografia mudou a forma como as pessoas scrapbooked em grande forma. Em 1837, Louis-Jacques Mandé Daguerre inventou o Daguerreótipo  e o processo foi tornado público apenas em 1839. Assim, 1839 foi mais conhecido como o nascimento da fotografia. Mas mesmo assim as fotos ainda não eram tão comuns ainda. Mas isto permitiu que a pessoa de classe média alta começasse a incorporar fotos em seus scrapbooks.

 

Em 1857, "carte-de-viste" álbuns que continham bolsos para inserções de fotografias ganhou popularidade nos Estados Unidos. Além das páginas para fotos, esses álbuns de scrapbook também continham páginas para fazer aquarelas e desenhos a lápis.

 

Em 1870, as empresas também começaram a produzir recortes e trabalhos em relevo que poderiam ser usados em scrapbooks. 

 

Além de produzirem photomounting, cantoneiras que seguravam as fotografias, e já se tendia a fazer anotações do que estava na foto, de onde e quando foi tirada, pedaços de memorabilia, como recortes  de jornais, cartas, flores secas, etc.

Photo Mounting 1940

.

Em 1872, outro scrapper americano famoso, é o celebre autor Mark Twain, também conhecido como Samuel Clemmens, que inventou uma lucrativa invenção patenteada, Adhesive Scrapbook de Mark Twain que continha páginas colantes. Esta invenção rendeu-lhe $ 50.000 em lucros e se tornou um dos livros mais populares de Twain. Ele era conhecido por realizar scrapbooks de suas viagens, como ele colhia lembranças, recortes e fotos para enriquecer seus álbuns.

 

Os álbuns de scrapbook de Twain foram feitos em vários modelos de encadernações de couro, uma variedade de ligações de pano, e até mesmo em tamanho de bolso.

 

Twain patenteou sua página de scrapbook auto-colante em 1873 e ao contrário do mito popular, foi um sucesso. O folheto de publicidade de dobrar é americano, enumera as dezenas de formatos e ligações disponíveis.

Mark Twain Adhesive Scrapbook - Álbuns
Mark Twain Adhesive Scrapbook - Etiqueta
Mark Twain Adhesive Scrapbook - Folder

.

É somente com a invenção de George Eastman da câmera e rolo de filme Kodak em 1888 que revolucionou a indústria da fotografia inteiro! Com a fotografia cada vez mais comuns, as fotografias também encontrou sua proeminência em muitas scrapbooks.

 

No entanto, a popularidade do scrapbooking caiu no início de 1900 devido à recessão da Primeira Guerra Mundial. A recessão forçou muitas empresas relacionadas com o scrapbooking relacionados e acessórios decorativos fechado. 

 

A produção em massa de álbuns de fotos também causou uma queda no scrapbooking popularidade por volta de 1940.

 

Scrapbooking Moderno

 

1980 foi o ponto de viragem na história do scrapbooking. Foi quando, Marielen W. Christensen compartilhou seus 50 volumes de seus livros e memórias de família com outras pessoas, na Conferência Mundial de Utah.

 

Seus livros de memória criou um grande impacto entre as pessoas. Tanto é assim, que ela passou a abrir  a primeira loja de scrapbooking, Keeping Memories Alive.

Marielen W. Christensen

Em meados de 1990, com a explosão de publicações de scrapbook, o scrapbooking tornou-se-se um dos passatempos com mais rápido crescimento nos Estados Unidos. Por sua vez, graças à internet, o scrapbooking continuou a ganhar popularidade e se espalhou para outras partes do mundo, atingindo scrappers em todo o mundo. Houve um aumento do número de sites relacionados ao scrapbooking apareceu em toda a Internet, e com isso, cresce também, as lojas de scrapbook locais nas mais variadas cidades.

 

A alguns anos atrás scrapbooking chegou ao Brasil, e em um curto espaço de tempo tem crescido o reconhecimento e interesse no scrap e em suas técnicas a serem aplicadas aos mais variados tipos de artesanato, especialmente através dos milhares dos PAPs - passo a passo, envontrados em publicações e na internet.Todos estes ajudaram a scrapbooking a florescer e florescer.

 

O scrapbooking aqui e no mundo está se desenvolvendo como arte bastante expressiva e criativa, não apenas um ato de guardar fotos, mas uma arte de preservar momentos inesquecíveis, contidos no registro de uma foto...

 

Hoje, com um número cada vez mais crescente de materiais próprios para essa arte e livres de ácido em papéis, colas e fitas adesivas, tornou-se uma indústria de bilhões.

..............................................................................................................................................................................................

Fontes e Referências

https://en.wikipedia.org/wiki/Scrapbooking

♥ https://yardworks.wordpress.com/2010/05/18/common-place-books/

♥ http://john-adcock.blogspot.com.br/2012/04/grangerization-reverend-james-granger.html

http://moovemag.com/2013/05/el-auge-del-scrapbooking/

♥ http://antiques.gift/manuscript-gleanings-and-literary-scrapbook-original-select-containing-a-unique-collection-of-early-original-photographs-mostly-_3404679.html

♥ http://www.stampingwithjudy.com/stamping_with_judy/2011/03/history-of-scrapbooking-history-of-scrapbooking-yes-some-of-you-have-gotten-curious-and-wonder-whats-the-scrapbooking-hist.html

http://www.vectis.co.uk/Page/ViewLot.aspx?LotId=24775&Section=0&Start=460

♥ https://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Nic%C3%A9phore_Ni%C3%A9pce

https://en.wikipedia.org/wiki/Louis_Daguerre

♥ http://santaphotografia.blogspot.com.br/2011/11/quem-inventou-fotografia-voce-sabe.html

♥ http://thetreeward.blogspot.com.br/2011/10/mark-twains-adhesive-scrapbook-in-our.html

♥ https://www.etsy.com/uk/listing/259321653/antique-nuace-white-photo-mounting

♥ http://twain.lib.virginia.edu/sc_as_mt/merchandiz/macdonnell.html

♥ http://education.eastmanhouse.org/discover/kits/kit.php?id=5

♥ http://ziziseabra.blogspot.com.br/2010/08/apostila-de-scrapbooking.html

♥ http://www.demartina.com/blog/noticias-juguetes/enganchate-al-scrapbooking-n-6013.html

♥ http://mapletreehousenews.blogspot.com/2012/08/introduction-research-history-of.html

bottom of page